Para ampliar o acesso a diagnóstico precoce e orientar a população sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) a prefeitura de Almirante Tamandaré ampliou as ações. A partir deste mês passa a funcionar o atendimento volante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Com o CTA volante, o usuário tem acesso a um serviço da mesma qualidade do realizado no próprio CTA, com a diferença de que o atendimento volante é feito no ônibus Expresso Saúde. A ação ocorre em cumprimento ao Plano de Ações da Secretaria Municipal da Saúde e Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais.

Segundo o secretário da Saúde, Tonhão da Saúde, o primeiro dia de trabalho foi tranquilo e o número de atendimentos foi de acordo com o esperado. “Com um diagnóstico precoce é possível ofertar assistência adequada e evitar que doenças sejam transmitidas ao bebê, como o vírus HIV, causador da Aids, ou a Sífilis que também pode trazer inúmeros prejuízos a formação do bebê”, disse Tonhão da Saúde.

O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente de ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência. O exame é rápido e seguro, só é preciso uma gota de sangue do dedo e em 20 minutos o exame definitivo fica pronto. Também é fornecido um kit com informativo e preservativos.

Agenda CTA Volante
No dia 11 de outubro os atendimentos serão feitos na Unidade de Saúde São Venâncio e dia 21 na Unidade do Tanguá, das 8h às 11h. Já no dia 24, o atendimento será na Unidade Básica de Saúde do Jardim Roma das 13h às 16h. Para os exames, é necessário apresentar um documento com foto.

CTA
O Centro de Testagem e Aconselhamento é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fica localizado na rua Professor Antonio Rodrigues Dias, 199, ao lado do Pronto Atendimento 24 horas Cachoeira. Horários de atendimento para teste são: de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 16h.

Quem deve fazer o teste:
Qualquer pessoa que tenha razões para acreditar que possa estar infectada deve começar a pensar e considerar a necessidade de fazer o teste. O teste deve ser feito pelo menos duas semanas após a data da possível contaminação.

Como se pega o vírus da AIDS e situações de risco:
– Pelas mucosas sexuais e na corrente sanguínea.
– Recebendo esperma.
– Recebendo sangue ou derivados por transfusão.
– Durante a gravidez ou amamentação.
– Compartilhando seringas e agulhas com portadores do vírus.
– O contágio sexual só pode ser prevenido através do uso de preservativos de látex durante a relação sexual, seja ela vaginal, anal ou oral.

 Sintomas mais comuns de infecção pelo vírus da Aids:
– Cansaço e fraqueza por tempo prolongado.
– Perda rápida de peso.
– Febre ou diarréia por mais de 3 meses.
– Suores noturnos.
– Ínguas no corpo.
– Manchas pequenas avermelhadas, espalhadas pelo corpo.
– Sapinho na boca (candidíase).