A inclusão ou manutenção de beneficiários em programas sociais, tanto os de iniciativa do município como os de gerenciados pelo município, obedecem às normativas. Tais regulamentações foram temas de encontro entre a equipe da prefeitura para que as informações sejam repassadas à população. Na segunda-feira (26), houve reunião de capacitação com as equipes que atendem os programas Cadastro Único, Bolsa Família e Programa do Leite. Na quarta-feira (28), foi realizada reunião de acolhida, no CRAS I Roma. A Reunião de acolhida acontece todas as quartas-feiras, às 9h e às 14h, com o objetivo de transmitir as informações sobre os programas à população.

Segundo a secretária da pasta, Angela Siqueira, a realização de ações vinculadas tem como objetivo o aperfeiçoamento da comunicação entre os equipamentos e, consequentemente, a melhoria no atendimento à população. “A secretaria da Família e Desenvolvimento Social atende famílias de todas as regiões da cidade. Entendemos como fundamental que os diversos profissionais que fazem contato com as comunidades estejam em sintonia e prestem atendimento eficaz e de qualidade a todos. Por isso, desde o início do ano temos nos dedicado na promoção de ações que favoreçam o pensamento de equipe e bom atendimento às pessoas. Entre as ações, as reuniões realizadas nesta semana”, disse.

Convocação

A secretaria da Família e Desenvolvimento Social convoca as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família a comparecerem na unidade de saúde, para realizar a pesagem das crianças de zero a sete anos. Para tanto, o pai ou responsável deve levar as crianças com a carteirinha de vacinação, cartão gestante e cartão do Bolsa Família. Não é necessário fazer agendamento. As unidades de saúde de Almirante Tamandaré funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os beneficiários que não realizarem a pesagem até o final de outubro terão o benefício bloqueado.

Em tempo

Na última semana (20), também foi realizada reunião para discussão sobre os critérios para cadastro no Programa do Leite das Crianças. A avaliação dos cadastros, a distribuição do leite, o apoio da secretaria e sua equipe técnica nas visitas domiciliares foram itens da pauta. Participaram deste encontro representantes do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), CAE (Conselho de Alimentação Escolar) e Comitê Gestor do Leite; além da diretora da secretaria municipal da Família e Desenvolvimento Social, Simone Stedile; o secretário municipal da Educação e Cultura, professor Zeca, e representante da secretaria Estadual de Trabalho, Vilma Barros.