Sobre Almirante Tamandaré

img-topo

Almirante Tamandaré é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2010 é de 103.245 habitantes (IBGE). Está a uma altitude de 950 metros acima do nível do mar.

O ouro e sua exploração estão relacionados ao desenvolvimento deste município, que foi desmembrado de Colombo com o nome de Timoneira em 28 de outubro de 1947. Em 24 de março de 1956 houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré através da Lei Estadual nº 2.644, em homenagem ao Marquês de Tamandaré, almirante e patrono da Marinha do Brasil. Entre seus potenciais, encontra-se a atividade extrativa mineradora, com cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas próximo à Rodovia dos Minérios (PR-092). Possui, também, quatro fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Criado através da Lei Estadual nº 2, de 28 de outubro de 1947, e instalado em 6 de novembro do mesmo ano, teve seu território desmembrado de Colombo.

Os habitantes e os naturais do município são denominados tamandareenses. Está localizado na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Curitiba, estando a uma distância de 15 km da capital do estado, Curitiba.

Etimologia

O nome do município é uma homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, nascido na cidade gaúcha de Rio Grande em 13 de dezembro de 1807 e falecido em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil e participou de inúmeras lutas internas e das campanhas contra o Paraguai, Uruguai e ainda das rebeliões internas Setembrada, Abrilada, Cabanada, Sabinada, Balaiada, Praieira e Confederação do Equador. Etimologicamente o termo “Tamandaré” originou-se da língua tupi “tamanda-ré”, depois da volta, “t’amanari”, o que veio depois da chuva (o mesmo que Noé da lenda do dilúvio entre os povos indígenas).
História

Os primeiros habitantes do atual território do Município de Almirante Tamandaré foram os índios Tinguis. Em 1680 o capitão Salvador Jorge Velho fez “Descoberto da Conceição” (lavra de ouro) no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da Lei nº 438. Em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela Lei Provincial nº 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da república brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná durante o Império. Em 9 de janeiro de 1890 recebe a denominação atual, uma homenagem ao almirante Marquês de Tamandaré.

A história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus habitantes iniciais e fundadores foram homens que perlustraram o primitivo planalto do Paraná, não muito tempo depois que Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, se estabeleceu em Paranaguá.

Da mesma forma que tantos outros municípios circunvizinhos, Almirante Tamandaré originou-se das entradas e bandeiras organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e prear índios.

Do início da década de 1930 até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por conturbado período político-administrativo. O Decreto Estadual nº 1.702, de 14 de julho de 1932, suprimiu a vila de Almirante Tamandaré, que passou, então, a fazer parte do município de Rio Branco do Sul, sendo restaurado posteriormente , porém, na divisão administrativa de 31 de dezembro de 1937, Almirante Tamandaré pertencia ao termo e comarca de Curitiba.

O golpe mais duro na história tamandareense foi a extinção do município através do Decreto-lei nº 7.573, de 20 de dezembro de 1938, por meio do qual seu território foi integrado ao de Curitiba, mudando seu nome para Timoneira. Alguns anos mais tarde, integraria o município de Colombo.

Somente em 24 de março de 1956, através da Lei nº 2.644, sancionada pelo governador Moisés Lupion, a localidade voltou à condição de município, restaurado também sua antiga denominação de Almirante Tamandaré. Nesta última fase administrativa, o primeiro prefeito foi o João Batista de Siqueira.

Turismo

Prefeitura Velha

O prédio é símbolo da emancipação política do município. Teve sua construção iniciada na gestão do Coronel João Cândido de Oliveira, sendo inaugurado em março de 1916. Atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal Harley Clóvis Stocchero e mais recentemente o Departamento Municipal de Cultura. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1994.



Igreja de Nossa Senhora da Luz

Conhecida como Igreja do Marmeleiro, foi construída no ano de 1882 sobre um morro de pedra. Abriga em seu interior pinturas de um artista cuja única informação que se tem é a sua origem italiana.

Monte Dalledone

Antiga pedreira de calcário desativada. Desta época resta um grande bloco de pedra no alto do morro, é de seu cimo que se pode apreciar a vista da cidade e seu entorno. Seu proprietário permite a visitação, desde que feita pela trilha, pois o acesso utilizado pelos caminhões no tempo em que o calcário era dali extraído encontra-se fechado.

O acesso à trilha é pela Rua Raquel Cândido de Siqueira, cerca de 200 m de distância do viaduto .

Parque Ambiental Jardim Mônica

Inaugurado no primeiro semestre de 1998, com o objetivo de preservar a fauna e a flora da região, possui trilhas, playground e um centro de educação ambiental.

Grutas

No município existem várias grutas, cuja formação predominante é o dolomito e o calcário, sendo a Gruta do Sumidouro considerada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná-Açungui como uma das dez mais importantes do norte da Região Metropolitana de Curitiba e a única que permite a entrada de visitantes. Não há infraestrutura turística nas grutas.

Recanto dos Padres

Área de lazer com 3 alqueires de bosques, riachos, churrasqueiras coletivas cobertas e individuais, campos de futebol e quadra de voleibol. A antiga represa que já em 1938 gerava energia elétrica para um seminário próximo foi adaptada para grandes tanques, onde o banhista pode mergulhar, através de tobogã, em água mineral corrente. O local é aberto ao público de novembro a março mediante uma taxa de ingresso.

Circuito da Natureza de Turismo Rural

Circuito que se propõe ao resgate do pioneirismo da região e a promoção do desenvolvimento sustentável, predominando a produção familiar e que oferecem gastronomia típica, além de trilhas, caminhos, pesque-pague, artesanato e arquitetura, disponibilizados pelas Colônias do Marmeleiro, de São Miguel, Lamenha e outras.

Parque Aníbal Khury

Inaugurado em 1º de junho de 2008, o parque conta com trilhas ecológicas, cascata, decks e mirante para contemplação do lago existente em meio aos seus 220 hectares às margens do rio Barigui, playground, churrasqueiras, pista de 1,7 mil metros para cavalgada e 18 churrasqueiras que podem ser reservadas com 48 horas de antecedência. Visando a preservação do meio ambiente, o parque tem se tornado um ponto de lazer para famílias e amigos.

Cultura

Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A cultura de Almirante Tamandaré é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas por tamandareenses. As principais manifestações populares são de cunho religioso. Os festejos dedicados a Santo Antônio ocorrem ao mesmo tempo em 6 capelas localizadas em diferentes pontos, neles tomando parte a totalidade do povo católico do município. São também bastante expressivos levados a efeito em honra do Divino Espírito Santo, em 4 capelas, e de Nossa Senhora da Luz e São Pedro, em outras duas capelas distintas. As festas de Natal e Ano Novo conduzem para a cidade grande parte da população do município. A padroeira do município é Nossa Senhora da Conceição, celebrada em 8 de dezembro.

A cidade é dotada de uma estação de rádio: Rádio Barigüi, que pode ser ouvida na frequência de AM 1560 kHz. Uma única entidade esportiva: o Tanguá Futebol Clube, que tem o futebol como finalidade secundária, conta com sua equipe de jogadores no seu quadro social, que se dedicam à prática do esporte. A antiga denominação do clube era Sociedade Beneficente e Esportiva Tanguá.

Há uma única biblioteca: a Biblioteca Pública Municipal Doutor Harley Clóvis Stocchero.

O único tamandareense famoso é Albano de Carvalho, um dos mais conhecidos pintores contemporâneos, que tem concorrido ao Salão Nacional de Belas-Artes.

 

Galeria de fotos de Almirante Tamandaré

Vídeo da cidade de Almirante Tamandaré

Mapa da cidade de Almirante Tamandaré

Fonte: www.encontraparana.com.br



Últimas Notícias do EncontraAlmiranteTamandaré

Utilidade Pública: Dentistas atendem nos finais de semana em Almirante Tamandaré

No Paraná, Almirante Tamandaré é o único município que oferece atendimentos odontológicos nos finais de semana.  Desde o ano passado, quem precisa de dentista conta com horário de atendimento ampliado no município. A iniciativa da Prefeitura em oferecer atendimento...

Almirante Tamandaré oferece tratamento de feridas crônicas

A Prefeitura de Almirante Tamandaré, por meio da Secretaria de Saúde, dispõe de um serviço especializado em tratamento de feridas e estomas. Apenas o município de João Pessoa, na Paraíba e Almirante Tamandaré, no Paraná, oferecem este tipo de atendimento gratuito a...

Inspeção do Conduto Álvaro Chaves será no dia 21 em Tamandaré

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) a empresa Recuperação Serviços Especiais de Engenharia Ltda definiram nesta terça-feira que a inspeção do Conduto Forçado Álvaro Chaves ocorrerá a partir das 7h do dia 21 de janeiro. O ponto de partida será a rua Voluntários...

Inscrições abertas para a 41ª Travessia Almirante Tamandaré

O Rio Negro será palco novamente da mais tradicional prova aquática do Amazonas, a Travessia “Almirante Tamandaré”, que chega este ano a sua 41ª edição e está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 12. A prova, que acontecerá no próximo dia 15, é um...

Almirante Tamandaré adere à campanha nacional de vacinação

Começa em Almirante Tamandaré a mobilização nacional da campanha de vacinação. A meta é vacinar as crianças menores de cinco anos que não estiverem com a caderneta em dia. Na campanha, são of...

Biblioteca Municipal de Almirante Tamandaré oferece atividades especiais durante mês de novembro

A Biblioteca Municipal Dr. Harley Clóvis Stocchero, no centro de Almirante Tamandaré, recebe duas vezes por semana alunos do Projeto Mais Educação da Escola Municipal Rosilda Kowalski. No telecentro de informática da biblioteca ...

Almirante Tamandaré terá Escola Técnica Profissionalizante

Almirante Tamandaré contará com uma das 16 unidades modelo padrão da Escola Técnica Profissionalizante que serão construídas no Paraná. No município, a construção já esta em fase bastante adiantada e a previsão é de que no segundo semestre do próximo ano já possa a...

Almirante Tamandaré abre cadastro de intenção de vagas nas creches

Para possibilitar que as novas vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS (creches) sejam destinadas às famílias que mais precisam, a prefeitura de Almirante Tamandaré abriu o prazo para preenchimento do cadastro de intenção de vagas. As famílias que...

Prefeitura de Almirante Tamandaré amplia estratégias de prevenção a DST

Para ampliar o acesso a diagnóstico precoce e orientar a população sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) a prefeitura de Almirante Tamandaré ampliou as ações. A partir deste mês passa a funcionar o atendimento volante do Centro de Testagem ...

Centro da Juventude de Almirante Tamandaré oferece cultura, esporte e lazer

O Centro da Juventude governador José Richa, em Almirante Tamandaré, oferece várias atividades. O centro é um espaço gratuito que atende jovens e adolescentes de 12 a 18 anos. O espaço atende diariamente 150 jovens nas aulas de ...